ADPEV contra construção nova junto ao Hospital da Marinha

A ADPEV opõe-se à construção de edifícios novos a pretexto da reabilitação do antigo Hospital da Marinha

A ADPEV - Associação de Defesa do Património Cultural Edificado de São Vicente constituída por moradores da Freguesia de S. Vicente, que recentemente subscreveu a Declaração Final do Fórum do Património 2017, opõe-se à construção de dois edifícios novos ao lado do antigo Hospital da Marinha, por não respeitarem o Plano Diretor Municipal (PDM) no que se refere aos imóveis e conjuntos arquitetónicos que constam na Carta Municipal do Património.

De facto, a área de intervenção do "projeto de alteração com ampliação e alteração ao uso" do antigo Hospital da Marinha inclui uma parcela de terreno dele separado pelo edifício relevante onde funcionou, até tempos recentes, a Escola Profissional Almeida Reis. É nessa parcela que o projeto prevê a construção de dois edifícios totalmente novos conforme assinala a planta junta.

O Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa aceitou a providência cautelar interposta pela ADPEV contra o projeto aprovado pela Câmara de Lisboa, pelo que os trabalhos terão de ser suspensos.