Aldeias Históricas rumo ao carbono zero
A Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico (AHP-ADT) existe desde 2007. Sem fins lucrativos, de direito privado e assente em parcerias público-privadas, reune, em rede, um conjunto de 12 aldeias dispersas por dez municípios do interior centro do país: Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.
Detentoras de um património material (arquitetónico e natural) e imaterial (histórico- cultural) singular e milenar, que tem conseguido resistir à passagem do tempo (sem se descaraterizar), a AHP-ADT tem como missão contribuir para a sua promoção enquanto destinos turísticos de excelência. Reconhece-se, assim, a sua importância enquanto símbolos maiores da identidade nacional que importa preservar, apostando em estratégias promotoras de inovação e sustentabilidade, alinhas com o objectivo do crescimento verde.
O Fórum do Património congratula-se com a obtenção recente, por parte da associação, do certificado AQUA+, referente à classificação e promoção da eficiência hídrica e energética em três tipologias distintas de edifícios. Com a conquista deste título, atribuído pela ADENE – Agência para a Energia, consolidou significativamente o objectivo de se tornar o primeiro destino turístico carbono neutro do país - comprometendo-se com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU e com o Pacto Ecológico Europeu (Green Deal) fixado pela União Europeia.
Definindo estratégias concertadas com os agentes locais, um dos objetivos da marca AHP-ADT passa também por potenciar a qualidade de vida das populações que residem nestes territórios: auscultando as suas necessidades e apostando na implementação de atividades económicas diversificadas - suportadas, em grande medida, pela qualificação profissional dos seus habitantes. Uma política de incentivos aos investidores que se fixem nestas regiões, através de propostas empreendedoras, complementa a estratégia.
A rede das AHP tem também como objetivo a apresentação de uma candidatura a Património da Humanidade da UNESCO.