Autenticidade e intervenção mínima na Arrábida, Setúbal

24-11-2020

O Convento, implantado a meia encosta, como que numa concha, é constituído por um agrupamento de pequenas celas, Igreja e capelas, pátios, corredores e outras dependências que se articulam na encosta e por entre o arvoredo.

De arquitectura extremamente austera há a realçar as várias esculturas em terracota representando santos, dispersos por vários nichos, revestimentos azulejares e os embrechados, compostos de pedrinhas misturadas com conchas e cacos de faiança, empregues na decoração de muros e paredes.

A principal intenção a nível de metodologia de projecto foi respeitar as construções existentes. O programa não foi definido à partida, mas só depois da análise e do levantamento arquitectónico completo do conjunto, face à capacidade de acolhimento que as edificações permitiam, sem intervenções destrutivas das suas características arquitectónicas, quer exteriores, quer dos espaços interiores.

Sem prejuízo do conforto e da garantia dum padrão actual de isolamento térmico e acústico, a pormenorização utilizada manteve a sobriedade e as características "naturais" dos materiais tradicionais.

Os arruamentos e arranjos exteriores mantiveram igualmente as características pré-existentes e um cuidado especial foi posto na iluminação exterior, com recurso a armaduras integradas nos elementos arquitectónicos e rente ao solo, garantindo uma iluminação ambiente segura para os percursos pedonais, com o mínimo de interferência na substância física.

Procurando minimizar o impacto do próprio estaleiro, e porque a delicadeza da obra não o permitia, nem era desejável que se criassem grandes frentes de trabalho, actuámos segundo um faseamento correspondente a núcleos bem definidos.

Paralelamente, houve que dotar o conjunto de infraestruturas que não existiam e que se tornaram necessárias nesta nova fase da vida do convento: redes de águas e esgotos, electricidade, rede de telefones e informática, com particular cuidado na escolha do traçado dos caminhos dos cabos e canalizações e na localização dos equipamentos técnicos, no respeito pelo ambiente natural e construído envolvente. 

Sérgio Infante, "Recuperação do Convento da Serra da Arrábida, Setúbal - Metodologia de Projeto"