CECHAP: 14 anos de compromisso cultural
O Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Patrimónios – CECHAP celebra em 2025 o seu 14.º aniversário, reafirmando o compromisso com o estudo, a valorização e a divulgação do património cultural, histórico e artístico, com especial enfoque na região do Alentejo.
Ao longo deste período, o CECHAP destacou-se pela realização de diversos projetos, como a Rota do Mármore do Anticlinal de Estremoz, o PHIM – Património e História da Indústria dos Mármores, o Artes & Letras Alentejo e a Galeria Aqui d'El Arte. Conta também com uma Biblioteca-Arquivo, espaço de consulta e preservação documental que integra agora núcleos de Numismática e de Genealogia, reforçando o seu papel na salvaguarda da memória e do conhecimento da região.
Hoje e sempre, o CECHAP reafirma o seu compromisso com a salvaguarda do património como expressão viva da identidade coletiva, através de estratégias que conciliam preservação, valorização cultural e participação ativa das comunidades.
Apesar das limitações de recursos características do interior do país, a associação mantém-se firme na sua missão, consolidando parcerias, participando em eventos nacionais e internacionais e organizando iniciativas de relevo, como o recente Congresso Internacional "Portugal Restaurado", que assinalou os 360 anos da Batalha de Montes Claros.
O reconhecimento público do trabalho desenvolvido ao longo destes anos foi confirmado em 2021, com a atribuição do Estatuto de Utilidade Pública, distinção que reforça a importância do contributo do CECHAP na preservação do património e na dinamização cultural e científica.
Sediado em Vila Viçosa (Évora), o CECHAP continua empenhado em expandir o seu impacto cultural e científico, procurando novas formas de envolver as comunidades, sempre atento às necessidades atuais e aos desafios futuros, afirmando-se como um espaço dinâmico de investigação, formação e promoção cultural, que contribui para o desenvolvimento sustentável e para a valorização contínua da identidade regional e nacional.
Mais info: https://www.cechap.com/


