Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

16-04-2024

No próximo dia 18 de abril volta a celebrar-se o "Dia Internacional dos Monumentos e Sítios". Através de uma programação diversificada, a acontecer em diferentes zonas do país (e destinada a todas as tipologias de públicos), comemora-se a diversidade do Património Cultural Nacional, com o objetivo de consciencializar os cidadãos para a importância da sua proteção, preservação, valorização e divulgação.

Este ano coube ao recentemente criado Instituto Público Património Cultural (PATRIMÓNIO CULTURAL, I.P.), em estreita colaboração com a delegação portuguesa do International Council of Monuments and Sites (ICOMOS), a coordenação nacional das iniciativas associadas à efeméride. Instituído em 1982 pelo ICOMOS, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, o "Dia Internacional dos Monumentos e Sítios" obedece, anualmente, a uma temática orientadora definida pelo organismo internacional, à luz da qual as programações são desenhadas. "Catástrofes e conflitos à luz da Carta de Veneza" foi o tema escolhido para 2024, na sequência da Assembleia Geral do ICOMOS de 2023, que decorreu em Sydney.

A Carta de Veneza, também conhecida como Carta Internacional sobre a Conservação e Restauro dos Monumentos e Sítios, foi homologada em maio 1964, no âmbito do II Congresso Internacional dos Arquitetos e Técnicos dos Monumentos Históricos, organizado pelo ICOMOS na cidade italiana. Especialistas de diversos países contribuíram para a redação do documento que institui, através de linhas gerais de ação, as boas práticas a ser seguidas no plano da conservação e restauro do património histórico edificado. O arquitecto Luís Benavente foi, altura, o delegado oficial enviado por Portugal.

Passadas seis décadas, e através das celebrações do "Dia Internacional dos Monumentos e Sítios" deste ano, o ICOMOS volta a colocar a Carta de Veneza na agenda internacional, salientando a sua importância e pertinência face à atualidade, marcada por conflitos militares e catástrofes naturais que podem comprometer, irremediavelmente, o futuro da herança patrimonial da humanidade.

Os monumentos e os sítios históricos são a parte mais conhecida, mas o nosso património cultural inclui muitas outras construções, desde a pequena à grande escala: edificações vernáculas, casas antigas, nobres e senhoriais, património rural e industrial, aldeias tradicionais, bairros, centros históricos e, até, as paisagens culturais em que muitas dessas construções se inserem.

O Fórum do Património convida todas as associações de defesa do património e todos os cidadãos que valorizam o nosso património cultural construído, a juntar-se às celebrações desta data, através da participação em algumas das atividades programadas, que incluem visitas-guiadas, espetáculos (música, dança, teatro), exposições, encenações históricas, conferências e debates, entre muitas outras.

A programação nacional pode ser consultada aqui.

Cartaz oficial do DIMS´24
Cartaz oficial do DIMS´24
DIMS´24 (sugestão em Braga)
DIMS´24 (sugestão em Braga)
DIMS´24 (sugestão em Lisboa)
DIMS´24 (sugestão em Lisboa)