Vídeos FP '17


Luís Filipe Castro Mendes, Ministro da Cultura

Maria Calado (Centro Nacional de Cultura)

Excerto da apresentação de Maria Calado no Fórum do Património 2017. focando a importância da salvaguarda do Património Cultural construído, ou tangível, mesmo para a conservação do Património Cultural imaterial, ou intangível.

Paulo Ferrero (Fórum Cidadania Lx)

O dirigente do Fórum Cidadania Lx, na sua intervenção durante o Fórum do Património 2017,  defende uma postura mais assertiva e proativa dos cidadãos na defesa do edificado antigo e do valor cultural que ele encerra. 

José Sardinha (Advogado) 

Na apresentação feita durante o Fórum do Património 2017, o advogado José Sardinha descreve sumariamente os dois domínios de intervenção de que as associações de defesa do património cultural (ADP), dispõem, para além da simples intervenção cívica no espaço público: o domínio administrativo e o domínio jurisdicional. Um e outro contêm instrumentos de intervenção particularmente úteis na defesa do património cultural construído. No primeiro destes domínios a intervenção da ADP é sobretudo preventiva e colaborativa, acompanhando o procedimento de licenciamento que decorre na autarquia; No segundo domínio a intervenção tem já um caráter contencioso e visa travar, in extremis, empreendimentos lesivos do património. 

Praça das Flores, Lisboa: Por uma cidade com memória

Descrevem-se várias irregularidades no processo de licenciamento dum empreendimento de renovação urbana na Praça das Flores, em Lisboa, que possibilitaram a abusiva demolição dum edifício antigo e o início da obra de construção dum novo edifício, totalmente dissonante do conjunto. O processo foi posteriormente travado por uma providência cautelar interposta por três associações de defesa do património, em coordenação com um grupo de moradores.

Largo de S. Miguel, Alfama, Lisboa: Museu sim, mas não aqui!

Lurdes Pinheiro, da Associação População e Património de Alfama, explica porque os moradores não querem o museu do judaísmo no Largo de S. Miguel. O edifício projetado, se for construído, descarateriza o Largo de S. Miguel e é uma violência contra Alfama. 

Vê os vídeos completos das apresentações do Fórum 2017

Ana Antunes (Ass. Centro da Terra)

Carla Marina Santos (Ass. Barreiro Património, Memória e Futuro)

Florbela Estêvão (Ass. Defesa do Ambiente de LOURES)

Florival Monteiro (Ass. Defesa do Património de BEJA)

Hugo O'Neill (Ass. Portuguesa das Casas Antigas)

João Caninas (Ass. Estudos do Alto do Tejo)

José Baganha (INTBAU)

Maria Calado (Centro Nacional de Cultura)

Nuno Martins (Palombar)


Sneška Quaedvlieg Mihailovic (Europa Nostra)


Vanda Anastácio (Fundação Casas de Fronteira e Alorna)