Oradores e participantes nas mesas redondas

Tema I - Participação pública 

Maria José Santana (moderadora)

Jornal "Público"



Alice Tavares

Coordenadora do Fórum do Património 2019. Arquiteta, investigadora, bolseira de pós-doutoramento da FCT na Universidade de Aveiro, Presidente da APRUPP, coordenadora de vários protocolos entra a universidade e municípios, entidades nacionais e internacionais.

Brigitte Capeloa

Associação Cultural e Recreativa do Seixo, Mira e Câmara Municipal de Mira. Chefe de Divisão da Educação, Cultura e Desporto do Município de Mira.

David Iguaz

Movimento Juntos Pelo Rossio (Aveiro).   

Delfim Birmarck

Mestre em História da Idade Média (FL-UC), presidente da ADERAV (2001-2005). Director fundador das revistas Patrimónios (2001-2013), sendo autor de mais de duas dezenas de estudos. Actualmente é Vice-Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha (desde 2013).

Dina Ramos

Professora Auxiliar convidada na Universidade de Aveiro e Investigadora de pós - doutoramento - projeto CeNTER. Doutora em Turismo e Suficiência, Licenciada em Gestão. Coordenadora do projeto Gândara TourSensations.

Fernando Madeira

Câmara Municipal de Mira - Vereador da Cultura. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Pós-Graduação em Justiça Administrativa e Fiscal e pós graduação em Direito Fiscal das empresas, Faculdade de Direito da Univ. de Coimbra. 

Luís Tarroso Gomes

Advogado (2003) e fundador/dirigente da cooperativa cultural Velha-a-Branca (2004), tem coordenado desde 2001 diversos movimentos cívicos na cidade de Braga, nomeadamente a Plataforma pela defesa da Fábrica Confiança (Braga). 

Sónia Filipe

ADERAV - Assoc. para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro. Arqueóloga na Reitoria da Universidade de Coimbra. Consultora em Arqueologia e Património. Secretária de Direção da ADERAV.. Secretária-Geral do Clube UNESCO de Aveiro. Membro da APRUPP.

Luís Rocha

Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Cultural e Recreativa do Seixo 


Tema II - Descentralização

Sofia Macedo (moderadora)

Doutorada em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE-IUL. Professora Auxiliar Convidada no ISCTE. Investigadora Integrada do CIES-IUL e Investigadora Colaboradora do IHC. Autora de livro e artigos sobre Património Cultural e Associações de Defesa de Património. Membro da Direcção da Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial.

Alberto Guerreiro

Antropólogo e Museólogo. Técnico superior da Câmara Municipal de Alcobaça. Coordenador técnico e científico do Museu do Vinho de Alcobaça e do Museu Raul da Bernarda. Tem conduzido vários programas museológicos de património histórico-cultural alcobacense. É investigador associado do CIDEHUS - UE e investigador colaborador do IHC e do CEDTUR - ISMAI. Membro do ICOM e da APAI.

Carlos Alberto Figueiredo Costa

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de Coimbra e Investigador do CEGOT (Paisagens culturais, turismo e desenvolvimento). Professor do Quadro de Nomeação Definitiva no Agrupamento de Escolas de Gouveia desde 1988. Consultor em matéria de Planeamento.  

Dália Paulo

Doutorada em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Uma das ideólogas e fundadoras da Rede de Museus do Algarve e da Rede de Teatros do Algarve. Foi Comissária do Programa "365 Algarve" e foi Diretora Regional de Cultura do Algarve. Vice-Presidente da Direção da Comissão Nacional Portuguesa do ICOM e Presidente da Direção da Acesso Cultura. É Diretora Municipal na CM Loulé.

Rafaela Mapril Gonçalves

Bacharel em Realização Plástica do Espetáculo na Escola Superior de Teatro e Cinema, com formação académica posterior em Milão e Nova Iorque. Desde 2018 é responsável pelo Museu Etnográfico Padre Dr. Jorge M. S. Gouveia, em Freixo da Serra, a partir do qual se propõe contribuir para a valorização e divulgação da memória associada àquele território. 


Tema III - Capacitação

Patrícia Monteiro (moderadora)

Doutorada em História da Arte, pela Universidade de Lisboa. Entre 2015 e 2019, desenvolveu o seu pós-doutoramento dedicado ao estudo das argamassas decorativas. Colabora com diversos Centros de investigação nas áreas da história da arte e património.

Adélio Amaro

Frequentou o curso de Design da Comunicação na ESTGAD das Caldas da Rainha, e, entre 1996 e 2005, foi jornalista profissional. É autor e coordenador de diversos obras e participou em múltiplas ações de formação e congressos. É Presidente da direção do CEPAE - Centro de Património da Estremadura.

Carlos Filipe

Mestre em História, Moderna e Contemporânea e doutorando em História da Arte na Universidade de Lisboa. É sócio fundador e membro da direção do CECHAP - Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Património, onde coordenada diversos projetos de investigação e divulgação do património cultural. 

Filipe Pinto

Mestre em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo e coordenador Adjunto da ATES - Área Transversal de Economia Social da Universidade Católica Portuguesa (Porto). Coordena e participa em diversos projetos de investigação e investigação-ação nas áreas da Economia Social e da Gestão de Organizações.

Pedro Flor

Doutorado em História da Arte pela Universidade Aberta, onde leciona nos três ciclos de estudo. É subdiretor do Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa, onde coordena a linha de investigação "Estudos de Lisboa". É presidente da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte. 

Sandra Costa Saldanha

Doutorada em Letras, na especialidade de História da Arte, pela Universidade de Coimbra. É professora Auxiliar na Faculdade de Letras de Coimbra e diretora do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja. 


Tema IV - Qualificação

Vasco Freitas (moderador)

Professor Catedrático da FEUP. Presidente do GECoRPA. Diretor do Laboratório de Física das Construções - LFC da FEUP. Autor e coautor de publicações científicas e didáticas. Consultor no domínio da física das construções. Coordenador ou Autor de numerosos estudos e projetos desenvolvidos na sociedade "Prof. Eng.º Vasco Peixoto de Freitas, Lda."

Carlos Miranda

Mestre em Engenharia Civil, com pós-graduação em materiais, reabilitação e construção sustentável. Coordenador Técnico de Formação no CICCOPN - Centro de Formação Profissional da Construção Civil e Obras Públicas do Norte. Coordenador do CICCOPN em vários projetos europeus no âmbito da Construção Sustentável, Bioconstrução e Eficiência Energética.

Luís Ferreira

Mestre em Arquitetura, coordenador de formação no Centro de Formação Profissional da Construção Civil e Obras Públicas do Norte CICCOPN. Desenvolvimento de trabalhos na área da Arquitetura em Terra e Bioconstrução.

Margarida Alçada

Presidente da Associação InCIDADES. Coordenadora do Centro de Artes e Ofícios do Património (CAOP). Foi fundadora da revista MONUMENTOS; responsável pela conceção e implementação do SIPA - formadora nos cursos ARIS, ICCROM/UNESCO/Getty Conservation Institute. Possui licenciatura em Filologia pela Universidade Clássica de Lisboa.

Soraya Genin

Arquiteta (FAUL), Mestre em Conservação e Reabilitação Arquitetónica e Urbana e Doutorada em Engenharia (KULeuven). Professora Auxiliar do ISCTE-IUL. Presidente do Conselho de Administração do ICOMOS-Portugal. Autora de diversos projetos de Arquitetura e publicações, em particular na área da História da Construção e da Conservação e Reabilitação de Edifícios.

Vítor Cóias

Engenheiro civil. A partir de 1980 fundou três empresas que operam desde então na área da reabilitação, incluindo o Património. Fundou o GECoRPA e a revista "Pedra & Cal", que se publica desde 1998. Publicou três livros e várias dezenas de artigos sobre temas relacionados com a reabilitação do edificado e do Património.