Oradores e Moderadores do Fórum '22

SESSÃO DE ABERTURA

 José Daniel Sádio (Presidente da Câmara Municipal de Estremoz)

Licenciado em Educação Física e Desporto, professor na Escola Secundária Rainha Santa Isabel, presidente da concelhia de Estremoz do Partido Socialista, cumpriu, entre outros cargos, três mandatos como deputado na Assembleia Municipal, integrando ainda a Comissão Política Distrital de Évora do partido socialista. Mais de duas décadas de intervenção e participação cívica e política no concelho. Presidente da Câmara Municipal de Estremoz.

Ana Paula Amendoeira (Diretora Regional de Cultura do Alentejo)

Historiadora, Especialista em Recuperação de Património arquitectónico e paisagístico e em Património Mundial da UNESCO, Diplomada em Administração de Projectos Culturais, Investigadora Integrada do Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra. Membro do Grupo de Trabalho da UNESCO para a elaboração da Lista Indicativa do Património Mundial Português. Membro eleito do Comité Executivo Internacional do ICOMOS. Diretora Regional de Cultura do Alentejo desde Dezembro de 2013.

Carlos Filipe (CECHAP, Vila Viçosa)

Gestor Cultural e Investigador Curso de Gestão - Especialização em Organização de Eventos, Pós-Graduação em História: Património e Projetos Culturais. Mestre em História, Moderna e Contemporânea.. Doutorando em História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Membro da Sociedade Portuguesa de História da Construção - SPEHC e do MINOM - Movimento Internacional para uma Nova Museologia. Autor e gestor dos projetos de investigação: «Rota do Mármore do Anticlinal de Estremoz», «Património e História da Indústria dos Mármores», «CallipoArtes - Personalidades Insignes Calipolenses» e «Artes & Letras. Roteiro de Turismo Literário nos concelhos de Borba, Estremoz e Vila Viçosa». Autor de vários livros e artigos. 


Painel I - LEI DE BASES DO PATRIMÓNIO CULTURAL: BALAÇO DE 21 ANOS

Moderador: João Pedro Cunha Ribeiro (Professor universitário)

Professor Associado da Área de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Investigador do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, UNIARQ. Licenciado em História pela FLUL. Doutoramento em Letras na FLUL Subdiretor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Director do Mestrado em Arqueologia da FLUL. Coordenação ou participação como investigador em vários projetos: MIÑO/MINHO, EcoLis, Paleotejo e ARCHMEM. Membro da Secção do Património Arquitetónico e Arqueológico do Conselho Nacional de Cultura, Ministério da Cultura. Membro do Conselho redatorial dos Trabalhos de Antropologia e Etnologia, da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia. Membro do Conselho Técnico e Científico da Sociedade Portuguesa de Espeleologia. Membro da Comissão Científica da Portugália, Revista do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Arbitro e revisor científico. Subdiretor do Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico (IGESPAR, I.P.) entre 2007 e 2011.

Ana Paula Amendoeira (Diretora Regional de Cultura do Alentejo)

Historiadora, Especialista em Recuperação de Património arquitectónico e paisagístico e em Património Mundial da UNESCO, Diplomada em Administração de Projectos Culturais, Investigadora Integrada do Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra. Membro do Grupo de Trabalho da UNESCO para a elaboração da Lista Indicativa do Património Mundial Português. Membro eleito do Comité Executivo Internacional do ICOMOS. Diretora Regional de Cultura do Alentejo desde Dezembro de 2013.

Fernando Nunes da Silva (Professor universitário)

Professor Catedrático de Urbanismo (aposentado) e investigador. Licenciado em Engenharia Civil, pós-graduado em Planeamento Regional e Urbano e em Planeamento de Transportes, doutorado em Engenharia Civil e agregado em Planeamento Urbano e Transportes, pelo IST. É presidente da Association Internationale pour le Développement Urbain (INTA) e vice-presidente da Red Universitaria Ibero-americana de Territorio y Movilidad (RUITEM). Foi vereador da CM de Lisboa com o pelouro das Obras Municipais (2009/11) e da Mobilidade e Transportes (2009/13); responsável pela área de Urbanismo e Planeamento Territorial no Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos do IST (até 2021); membro fundador da Associação Portuguesa de Urbanistas. Tem sido consultor em vários municípios e entidades governamentais no país e no estrangeiro.

Sofia Macedo (APAI, Lisboa)

Doutorada em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE-IUL. Professora Auxiliar Convidada no ISCTE. Investigadora Integrada do CIES-IUL e Investigadora Colaboradora do IHC. Autora de livro e artigos sobre Património Cultural e Associações de Defesa de Património. Membro da Direcção da Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial.


Painel II - ESTRATÉGIAS DE DEFESA DO PATRIMONIO

Moderador: Miguel Melo Bandeira (Professor universitário)

Professor Associado com Agregação, no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Presidente da Fundação Bracara Augusta. Membro e ex-presidente da ASPA (Braga). Investigador no Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade (CECS) da UMinho (desde 2006). Entre 2013 e 2021, foi vereador da Câmara Municipal de Braga Vereador da Câmara Municipal de Braga, Vice-Presidente do Conselho Estratégico para a Regeneração Patrimonial e Urbana da mesma, e, Vogal, por delegação de competências, da Direção da Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico. Foi Presidente da Associação "Roman Routes Heritage in Europe - Cooperation Network (Iteromanum)".


Alice Tavares (APRUPP, Porto)

Alice Tavares é Presidente da APRUPP, arquiteta de formação e doutorada em Engenharia Civil, desenvolve investigação na Universidade de Aveiro apoiada pela FCT. Integra equipas nacionais e internacionais de investigação e é membro da Comissão de Gestão do projeto Europeu Underground Built Heritage as catalyser for community valorisation e é membro de outro projeto Europeu Writing Urban Places.

 A APRUPP - Associação Portuguesa para a Reabilitação do Património é uma associação nacional dirigida à promoção e apoio de boas práticas de reabilitação com preservação dos valores culturais e integrando preocupações sociais. 

Pedro Bandeira (Alcides Martins, Bandeira, Simões & Associados, Sociedade de Advogados, SP, RL)

Licenciado em Direito na menção de Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito de Lisboa. Mestrando em Direito Público. Árbitro do CAAD (Centro de Arbitragem Administrativa) nas áreas de contratação pública e relações jurídicas de emprego público. Advogado desde 1999 na área do Direito Público, exercendo o patrocínio e atuando como consultor junto de entidades públicas e privados.

Painel III - APRESENTAÇÃO DE CASOS 

Moderador: Fernando Neves da Silva (Professor universitário)

Professor Catedrático de Urbanismo (aposentado) e investigador. Licenciado em Engenharia Civil, pós-graduado em Planeamento Regional e Urbano e em Planeamento de Transportes, doutorado em Engenharia Civil e agregado em Planeamento Urbano e Transportes, pelo IST. É presidente da Association Internationale pour le Développement Urbain (INTA) e vice-presidente da Red Universitaria Ibero-americana de Territorio y Movilidad (RUITEM). Foi vereador da CM de Lisboa com o pelouro das Obras Municipais (2009/11) e da Mobilidade e Transportes (2009/13); responsável pela área de Urbanismo e Planeamento Territorial no Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos do IST (até 2021); membro fundador da Associação Portuguesa de Urbanistas. Tem sido consultor em vários municípios e entidades governamentais no país e no estrangeiro.

Teresa Barbosa (ASPA, Braga)

Licenciada em Farmácia. Foi docente na Escola Pública. Interessa-se, desde sempre, pela defesa do interesse público, quer na área da Educação, quer através do associativismo. Integra os corpos diretivos da ASPA, sendo responsável pela coluna Entre Aspas, uma colaboração quinzenal com o Diário do Minho; também faz a articulação, sempre que necessário, com entidades a quem compete garantir a defesa do património, a nível local, regional e nacional.

Margarida Valla (APAC, Lisboa)

Arquiteta, Mestrado AA School of Architecture, Londres (1985); Doutoramento (História de Arte) FLUL (2008). Professora universitária até 2017. Desenvolveu vários projetos na perspetiva de identificação da morfologia da cidade portuguesa em Portugal e outros territórios Além-Mar, Como investigadora do ARTIS/IHA/FLUL, no âmbito do Doutoramento sobre os Engenheiros Militares e a Fortificação Moderna, tem vindo a publicar vários textos. Desenvolveu um POS-DOC  sobre "Praças-Fortes do Alentejo: Arquitetura e Urbanismo Militar" na perspetiva de valorização do Património Militar. Atualmente é Presidente da APAC e membro da Academia Portuguesa da História e da Academia de Belas Artes de Lisboa.

Vítor Cóias (GECoRPA, Lisboa)

Engenheiro civil, especialista em estruturas. A partir de 1980 fundou três empresas que continuam em atividade, executando intervenções de reabilitação.  Fundou e foi o primeiro presidente do GECoRPA. Fundou e foi o diretor até 2020 da revista "Pedra & Cal", que se publica sem interrupção desde 1998. Faz parte da Comissão Coordenadora do Fórum do Património, cuja "Declaração Final" é atualmente subscrita por mais de cinquenta ONG do Património. É membro do Conselho Consultivo do ICOMOS Portugal. Tem três livros e várias dezenas de comunicações e artigos publicados sobre temas relacionados com a reabilitação do edificado e do Património.

Francisco Silva (Centro de Arqueologia de Almada)

Licenciado em História, pela Universidade Lusíada (1994), Mestre em Estudos do Património na Universidade Aberta (2008). Autor de diversas publicações e artigos de caracter histórico, patrimonial, arquitectónico e etnográfico, centradas na margem esquerda do estuário do Tejo. Curador de várias exposições temáticas sobre história local e regional. Investigador do Centro de Arqueologia de Almada coordenou a elaboração da Carta do Património Cultural do Concelho de Almada (2016-2019) foi responsável pela candidatura que incluiu a Arte-Xávega da Costa da Caparica no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial..

Adriana Jones (ADPS, Sintra)

Pintora e ceramista com atividade de pesquisa sobre a função decorativa do azulejo. Experimentação ao nível de novos materiais e efeitos cromáticos aliando a pasta cerâmica a metais, gradações de esmalte, etc. abordando temas como a salvaguarda dos valores da qualidade de vida, entre outros.

Painel IV - Património e educação

Moderador: Manuel Sarmento (Professor universitário)

Professor Associado com Agregação, aposentado no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Doutorado em Estudos da Criança, área de especialização em Estudos Sócio-educativos. Agregação em Sociologia da Infância. Professor Visitante em várias universidades brasileiras e francesas. Foi membro do Conselho Nacional da Educação de Portugal (2005-2009). Membro fundador e da Direção do laboratório colaborativo ProChild CoLAB (2018-2022). É Presidente da Mesa da Assembleia Geral da ASPA . Coordena o núcleo de Braga do Fórum Nacional para a Erradicação da Pobreza, associado à Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN). Autor ou coautor de 20 livros e para cima de uma centena de artigos científicos publicados em várias línguas, sobretudo nas seguintes áreas: infância e políticas públicas; a criança na cidade; pobreza infantil; culturas infantis e interculturalidade; trabalho infantil; educação e estatuto social do aluno.


Elisabete Gonçalves (Centro de Arqueologia de Almada)

 Licenciatura em História, o Ramo de Formação Educacional e o Mestrado em Património. Atividade profissional no Centro de Arqueologia de Almada, onde coordenou o departamento pedagógico, concebeu projetos de educação patrimonial e realizou atividades dirigidas a vários públicos. Pertence à direção do CAA como membro do Conselho Fiscal. Entre 2018 e 2020 integrou o projeto + Leitura + Sucesso da Câmara Municipal de Almada, produzindo a exposição O Nosso Tesouro - Património Cultural dos alunos de Almada, a partir dum inventário nas escolas, com a participação das famílias. Atualmente, continua integrada no CAA, é professora de História.

Luís Rocha (CEARTE, Coimbra)

Licenciado em Política Social com especialização em Gestão Pública. Diretor do CEARTE - Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património; membro dos Conselhos Sectoriais nas áreas do Artesanato e da Cultura e Património no âmbito da ANQEP; membro da Comissão Consultiva para a Certificação das Produções Artesanais Tradicionais; membro do Grupo de Trabalho que analisa os processos relativos à atribuição da Carta de artesão e da Unidade Produtiva Artesanal. Integrou o conselho redator da Revista "Mãos" - revista de artes e ofícios e é co-autor de três livros e vários artigos sobre Formação Profissional e Artesanato; apresentou dezenas de comunicações em Congressos e Seminários em Portugal, na Europa e na América Latina sobre Formação profissional, Artesanato, Património e Inovação.  

Carlos Filipe (CECHAP, Vila Viçosa)

Gestor Cultural e Investigador Curso de Gestão - Especialização em Organização de Eventos, Pós-Graduação em História: Património e Projetos Culturais. Mestre em História, Moderna e Contemporânea.. Doutorando em História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Membro da Sociedade Portuguesa de História da Construção - SPEHC e do MINOM - Movimento Internacional para uma Nova Museologia. Autor e gestor dos projetos de investigação: «Rota do Mármore do Anticlinal de Estremoz», «Património e História da Indústria dos Mármores», «CallipoArtes - Personalidades Insignes Calipolenses» e «Artes & Letras. Roteiro de Turismo Literário nos concelhos de Borba, Estremoz e Vila Viçosa». Autor de vários livros e artigos.

Jacinto César (AIAR, Elvas)

Licenciado em Engenharia Mecânica (Inst. Sup. de Engª de Coimbra) - 1976; Curso de Pós-graduação em Engª de Soldadura - U N de Lisboa (Como bolseiro do Inst. Nac. de Invest. Cientifica ) 1980; Curso de Ciências Pedagógicas (Escola Super. de Educação) - 1988; Curso de Novas Tecnologias na Educação - Minist. da Educação - 1989; Curso de Formação de Formadores - I E F P- 1990; Curso de Administração Escolar Informatizada - Min. da Edu. - 1990; Curso de Redes Novell (Rim) - 1992; Curso de Desenvolvimento Curricular (Univ. da Extremadura - Espanha) - 1992; Curso de Formação de Formador de Formadores (I E F P) - 1992; Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Comunitária e Preservação do Património (IPP) - 1996; além de outros cursos de formação contínua. Foi professor efetivo (PQND) do ensino secundário; formador do IEFP, formador de formadores do Centro Nacional de Formadores (IEFP), do Centro de Formação de Professores António Sardinha, do Centro Nacional de Formação de Professores e da RUMOS.

Teresa Nóvoa (Associação Mundo Património, Vila Nova da Baronia)

Licenciada em Antropologia pela FCSH-UNL e completou o mestrado em Culture & Development Studies na Katholieke Universiteit Leuven, na Bélgica. No âmbito deste último, e com base em trabalho de campo, desenvolveu a sua tese sobre os processos de patrimonialização do Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique. A nível profissional, tem vindo a trabalhar sobre a intersecção entre património - natural e cultural -, participação comunitária e desenvolvimento local em contexto associativo: primeiro, em Trás-os-Montes, junto da AEPGA e da Palombar e, mais recentemente, na Associação Mundo Património, no Alentejo.