Oradores do Fórum '20

Tema I - O PATRIMÓNIO DURANTE E DEPOIS DA PANDEMIA  

Sofia Macedo (APAI, Lisboa)

Doutorada em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE-IUL. Professora Auxiliar Convidada no ISCTE. Investigadora Integrada do CIES-IUL e Investigadora Colaboradora do IHC. Autora de livro e artigos sobre Património Cultural e Associações de Defesa de Património. Membro da Direcção da Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial.

Alice Tavares (APRUPP, Porto)

Alice Tavares é Presidente da APRUPP, arquiteta de formação e doutorada em Engenharia Civil, desenvolve investigação na Universidade de Aveiro apoiada pela FCT. Integra equipas nacionais e internacionais de investigação e é membro da Comissão de Gestão do projeto Europeu Underground Built Heritage as catalyser for community valorisation e é membro de outro projeto Europeu Writing Urban Places.

 A APRUPP - Associação Portuguesa para a Reabilitação do Património é uma associação nacional dirigida à promoção e apoio de boas práticas de reabilitação com preservação dos valores culturais e integrando preocupações sociais. 


Tema II - AS ONG DO PATRIMÓNIO EM AÇÃO

Soraya Genin (ICOMOS-P, Lisboa)

Arquiteta (FAUL), Mestre em Conservação e Reabilitação Arquitetónica e Urbana e Doutorada em Engenharia (KULeuven). Professora Auxiliar do ISCTE-IUL. Presidente do Conselho de Administração do ICOMOS-Portugal. Autora de diversos projetos de Arquitetura e publicações, em particular na área da História da Construção e da Conservação e Reabilitação de Edifícios.

Leonor Medeiros (APAI, Lisboa)

Arqueóloga, PhD em Património e Arqueologia Industrial pela Michigan Technological University, e Mestre em Gestão de Património pelo Ironbridge International Institute of Cultural Heritage. É professora auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigadora integrada do CHAM - Centro de Humanidades. Presidente da APAI - Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial.

A APAI, fundada em 1988 (sucessora da AAIRL, fundada em 1980), tem como missão o conhecimento, a protecção, a salvaguarda, a conservação e a valorização do património industrial português. 

Maria de Lurdes Pinheiro (APPA, Lisboa)

Presidente da direcção da Associação do Património e População de Alfama, APPA. Eleita na Junta de Freguesia de Santo Estêvão em Alfama de 1997 a 2013, presidente da Junta durante doze anos. Do conselho directivo da Associação Nacional de Freguesias. Em 2013 foram extintas doze freguesias, a de Santo Estêvão fazia parte desta lista. Eleita desde 2013 na Assembleia de Freguesia de Santa Maria Maior em Lisboa.

A APPA, Associação do Património e da População de Alfama fundada a 1 de Setembro de 1987, assumindo como objectivos «fomentar a defesa, conservação, recuperação e divulgação do património cultural, e a reabilitação urbana de Alfama, de modo a valorizar a vivência da sua população, assim como a sua fixação».

Carla Marina Santos (ABPMF, Barreiro)

Carla Marina Santos licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vereadora com os pelouros da cultura, educação, desporto e património na CM Barreiro, adjunta do presidente para as questões do ensino/educação e toda a área cultural na mesma câmara, presidente da Cooperativa Cultural Popular Barreirense e vice-presidente da Associação Barreiro Património Memória e Futuro, autora e coordenadora de diversos projectos com escolas do Barreiro e Moita.

A ABPMF tem como grande finalidade constituir-se num centro difusão cultural que garanta a preservação da nossa memória colectiva e do património cultural que lhe está associado, do qual somos todos fiéis depositários. A nossa intervenção, em defesa do património cultural material e imaterial, visa contribuir para a valorização da história e património como um activo de desenvolvimento sustentado e de coesão social.

Madalena Martins (QSintra)

Licenciada em Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Foi jornalista do Jornal Expresso durante 11 anos. Dirigiu o Gabinete de Imprensa do Banco de Portugal durante 3 anos. Foi sócia e diretora da consultora de comunicação Imago. Em 2018 foi fundadora do QSintra - Em Defesa de um Sítio Único.

O QSintra é um movimento de cidadãos defensor da preservação da autenticidade e das características únicas que justificaram a inscrição da Paisagem Cultural de Sintra como Património Mundial da Humanidade.

José Miguel Sardinha

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, Mestre em Direito, Ciências Jurídico-Políticas, pela Faculdade de Direito de Lisboa. Consultor jurídico de órgãos da administração centra e local. Advogado de particulares e de empresas imobiliárias na área do Direito Administrativo, Direito do Urbanismo, Direito da Contratação Pública e Direitos Reais desde 1986 até ao presente, exercendo o mandato forense nestas áreas, em particular na jurisdição administrativa.