Santarém recebe os municípios com centro histórico
Sob o mote "Pensar Global, Agir Local: os Centros Históricos e os novos desafios globais", terá lugar em Santarém, em 21 e 22 do corrente mês de novembro, o XIX Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico.
Pensar Global, refletindo sobre as grandes questões que se colocam à nossa sociedade e que afetam a realidade dos nossos centros históricos, equacionando estratégias para lhes fazer face, envolvendo o conjunto das entidades públicas, os agentes privados e os cidadãos.
Agir Local, contrariando a tendência de normalização que a globalização procura impor, tira partido das potencialidades que as identidades locais apresentam, promovendo aquilo que de único existe em cada região, em cada concelho.
O programa propõe um conjunto de seis painéis temáticos:
Painel 1 – "Pensar Global". Apresentações de caráter estratégico e de políticas e projetos abrangentes.
Painel 2 – "Desafios Ambientais". As alterações climáticas, a qualidade do ambiente urbano e as novas tecnologias.
Painel 3 – "Nova Legislação, Novos Desafios". O simplex do urbanismo e a transformação das entidades que tutelam o património em institutos públicos.
Painel 4 – "Novos Rostos na Praça Velha". Regeneração urbana, os novos habitantes dos centros históricos, as alterações de usos dos edifícios.
Painel 5 – "Turismo e Património". Apetência turística dos centros históricos e o turismo, enquanto ameaça ou mais-valia.
Painel 6 – "Agir Local". Apresentações de projetos dos municípios e de promoção dos seus territórios.
Mais informação e inscrições em (copia a ligação para o teu navegador):
XIX Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico - Município de Santarém (cm-santarem.pt)